Paulo Mendes Pinto


Paulo Mendes Pinto

Stand: A8-A10

Responsável: Paulo Mendes Pinto – 19810353

Linkedin:  @paulo-mendes-pinto-20910264

Área de Atividade: Publicações

Director da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona.

Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões (desde Oct. 2014), é também fundador da European Academy of Religions.

Especializado em Mitologia Antiga, dedica actualmente o sue trabalho à definição do campo disciplinar da Ciência das Religiões, e ao Diálogo entre as Religiões e Cidadania. Foi um dos coordenadores dos volumes Evangelhos – Comentados (2005, 2006 e 2007), que reuniram mais de 150 altas individualidades nacionais e lusófonas em torno de comentários a trechos do Novo Testamento, reunindo colaboradores de quase todos os horizontes religiosos presentes e Portugal. Com Mohamed Abed, foi fundador do Clube de Filosofia Al-Mu’tamid, criado entre a Universidade Lusófona e a Comunidade Islâmica de Lisboa.

Dirige as entrevistas «Conversas em Religião» onde regularmente se entrevistam importantes personalidades religiosas.

Na área da Ciência das Religiões foi o responsável por diversos projectos de investigação, entre eles o Inquérito à Cultura Religiosa em Portugal.

Participou também nos projectos FCT «Dicionário Histórico das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal», onde coordenou a equipa encarregue das Ordens Religiosas Masculinas.

Coordenou, na sua fase inicial, a participação portuguesa no projecto «EUREL – Données sociologiques et juridiques sur la religion en Europe», da Un. Robert Schuman e do CNRS.

Participou, também, no projecto do British Council «Our Shared Europe». É ainda investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, onde é o responsável editorial pela revista científica Cadernos de Estudos Sefarditas.

Em termos de investigação, coordenou os projectos «Dicionário dos Italianos Estantes em Portugal» e «Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses».

Participa, actualmente, nos projectos FCT «Isolados linguísticos e religiosos no nordeste de Portugal: aportes da Genética e da Demografia» do IPATIMUP, da Universidade do Porto, e «Iluminura Hebraica medieval em Portugal» do Ins. de História da Arte da Un. de Lisboa.

Actualmente, é o responsável pelo projecto de catalogação dos manuscritos portugueses da Biblioteca Ets-Haim / Montesinos da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Consultor da Associação de Professores de História.

Fundador do Observatório para a Liberdade Religiosa. Membro da redacção ou dos órgãos científicos de várias revistas internacionais. Colaborador regular do jornal Público onde assina a secção Religião na Cidade.